domingo, 8 de fevereiro de 2009

Coisa de cheiro, pele e química

compatibilidade

com.pa.ti.bi.li.da.desf (lat compatibile+dade)

1 Qualidade do que é compatível. 2 Capacidade de se combinarem ou permanecerem juntas (entidades) sem efeitos ulteriores indesejáveis. 3 Tolerância mútua. 4 Bot Faculdade da fertilização cruzada. 5 Possibilidade legal de acumulação de empregos públicos. 6 Inform Capacidade de funcionarem juntos (dois dispositivos de hardware ou software).

COMPATIBILIDADE. É uma "qualidade" que existe (com o perdão da falta de palavras melhores) desde a existência da humanidade e está presente em diversos âmbitos da vida. Pessoas são compatíveis com cargos, situações, remédios, funções, pessoas, etc.

Às vezes, passa tão desapercebida por ser tão natural. Mas confunde também. Ou seria a compatibilidade uma questão complementar? Como os dispositivos de hardware, por exemplo. Inicialmente, eles devem servir para alguma coisa. Um deve precisar do outro em algum momento para realizar uma determinada função. Mas outras partes devem estar em sintonia. Como o encaixe perfeito. É! De que adiantaria um dispositivo ter aquilo que o outro precisa se eles não se moldam?
Porém a questão da complementaridade pode ir além e não funcionar apenas como a solução para o problema do outro. Os dipositivos podem ter o formato perfeito, se encaixarem, mas na hora de funcionarem juntos com o conteúdo, na solução de problemas, eles simplesmente não funcionam.

Compatibilidade é uma propriedade que se distribui em várias áreas e, como diz o Michaelis, é a "capacidade de se combinarem ou permanecerem juntas (entidades) sem efeitos ulteriores indesejáveis".

Talvez só exista com o simples ato de se manterem juntas.

Espero que assim seja. Ou não.

Nenhum comentário: